Primeira tareafa encerrada

Conheça as 10 escolas
vencedoras da

3ª GINCANA CULTURAL EDP

XÔ DESPERDÍCIO

Biritiba Mirim

O pessoal de Biritiba Mirim toma e gosta.

Biritiba Mirim trata todo seu esgoto! É o único dos 62 municípios banhados pelo rio Tietê que faz isso. A população local se orgulha da água límpida e do sustento que tira do rio mais poluído de São Paulo. Parabéns Biritiba Mirim!

O nome biritibamirim vem da língua tupi, significando ''pequeno ajuntamento de juncos"

População total: 29.208
Área: 316 km²
Densidade demográfica: 108 habitantes por km²

A fonte básica de renda da região é a agricultura na qual foi iniciada por imigrantes japoneses. Possui uma Estação de Tratamento de Água da Sabesp, que abastece parte da Grande São Paulo.

História

A cidade se caracterizou com a passagem de tropeiros que iam em busca de feiras de gado, e vinham antes à zona rural para adquirir produtos alimentícios e de higiene. Segundo a tradição estes viajantes tinham o habito de fincarem cruzes na terra ao longo dos caminhos por onde passavam para a finalidade de orientar os próximos viajantes e demarcar espaços por onde havia passado.

Foi daí que surgiu a estrada de Santa Catarina, que margeia o rio Tietê, sendo este o primeiro povoado da região. Foi no local repleto de cruzes que se construiu, a primeira capela de Biritiba Mirim, dedicada à São Benedito que mais tarde veio a ser a Igreja Matriz de Biritiba.

A capela de São Benedito foi fundada no dia 05-05-1873, por Benedito Antônio do Espírito Santo, conhecido por Benedito Pedro, e foi o primeiro sinal de vida na localidade. Depois, em 1902, foi construída a Igreja do Padroeiro. A capela de São Benedito, como ficou conhecida a pequena vila, passou a distrito de Paz no ano de 1924, quando recebeu o nome de Biritiba Mirim.

A primeira estrada estadual ligando o município de Mogi das Cruzes e Casa Grande e passando pelo município, foi aberta ao tráfego em 1929. Biritiba Mirim ganhou o seu primeiro grupo escolar no ano de 1950. Nesse prédio, funciona hoje a prefeitura municipal da cidade. No dia 29-02-1964 ocorreu a emancipação de Biritiba Mirim.

 

Turismo

Biritiba Mirim possui belas paisagens. Devem ser visitados o Mirante do Clube de Campos, a Pedra do Sapo, a Pedreira do Sítio Novo, a Pedra Grande, a Pedra da Forquilha, os Picos Itatinga e do Garrafão.

 

Todas essas áreas são cobertas de vegetação nativa, com agincos, cedros, palmitos, embaúbas, abrigando pacas, cotias, porcos-do-mato, capivaras, macucos, jacutingas, tucanos, entre outras espécies.

Comentários

Estamos aguardando seus comentários. Participe! É super fácil.

ana carolina (10/05/2013)

adorei muito muito legalllllllllll

nathalia de cassia giumãres (21/08/2013)

adorei é muito legal

Lucrecia Aparecida da Cunha (01/01/2014)

Muito legal obter essas informacoes sobre minha cida natal.parabens pela iniciativa

jamili cardoso (06/08/2014)

odorei muitooo lucrecia aparecida da cunha gostei do seu comentario

Roseli Goncalves Faria (10/09/2014)

Adorei o projeto. Realmente as crianças de Mogi das Cruzes,não acreditam que nós moradores dessa cidade bebemos e comemos os peixes do rio Tiete.Parabens!!

isabel fernandes (13/06/2015)

gostei muito, porém vcs tem que abrir o site para pesquisas escolares permitindo que o assunto possa ser usado nos trabalhos copiado do próprio site

gerson de oliveira (19/01/2017)

legal esta iniciativa..parabenss EDP bandeirantes

Joana Maria ignez (04/07/2017)

Olá tenho interesse pessoal na história do surgimento da cidade de Biritiba Mirim. Gostaria de ampliar a pesquisa e para isso necessito saber onde posso encontrar informações ou ainda a fonte das informações que vocês obtiveram. Desde já agradeço à atenção que possa me dispensar. Att...Joana

Deixe seu comentário:

Nome:
Idade:
E-mail:
Escola:
Mensagem: