Primeira tareafa encerrada

Conheça as 10 escolas
vencedoras da

3ª GINCANA CULTURAL EDP

XÔ DESPERDÍCIO

GINCANA CULTURAL XÔ DESPERDÍCIO:
Três versões de um grande sucesso!

O uso intensivo que o público-alvo do Projeto “Boa Energia nas Escolas”, desenvolvido anualmente pela EDP Distribuição São Paulo, faz dos smartphones e das redes sociais, nos sugeriu que deveríamos buscar uma ação que contemplasse essa tendência, bem como um novo paradigma de interatividade onde o usuário final é quem produz o conteúdo.

Assim nasceu a ideia de uma Gincana Cultural totalmente digital com os seguintes objetivos:

  1. Proposta de tarefas para divulgar e estimular o uso correto da energia elétrica nas escolas dos vários municípios atendidos pela EDP SP e participantes do Projeto “Boa Energia nas Escolas”..
  2. Premiar o maior número possível de escolas com sistemas que promovam a geração de energia por uma fonte renovável e que auxiliem no uso racional de energia elétrica.
  3. Prover a comunidade escolar de suporte didático e operacional.
  4. Garantir acesso ao maior número possível de usuários, além dos limites das instituições de ensino.
  5. Estabelecer um rankeamento objetivo, apoiado exclusivamente nos votos obtidos pelos concorrentes e indexado ao tamanho de cada comunidade.

A junção de todos esses objetivos sinalizou o modelo que foi implementado: Uma grande Gincana Cultural, onde os próprios alunos das escolas inscritas e representadas por Professores/as Líderes pudessem produzir vídeos alusivos ao fantástico mundo da eletricidade e as formas de combate ao desperdício de energia.

As escolas se encarregariam de fazer o upload do material para que os vídeos fossem publicados numa página especialmente dedicada à Gincana no Youtube, para que pudessem receber os “likes” ou “curtidas” da sua comunidade, do seu município, do seu país. Do mundo...

Para que o processo garantisse o gerenciamento e a transparência de toda a operação, a estratégia adotada foi o poderoso ferramental disponível na própria plataforma do Youtube.

Foi um tiro certeiro. Semanas depois do lançamento da 1ª Gincana Cultural EDP Xô Desperdício! contávamos com centenas de vídeos publicados e milhares de visualizações e curtidas, não só da área de concessão da EDP SP mas, para nossa surpresa, de países como Estados Unidos, Japão, Itália, Espanha, Portugal, Argentina, Reino Unido, Colômbia, Australia, Canadá, entre outros.

Na primeira versão da Gincana, 10 escolas foram premiadas, mas, sem sombra de dúvidas, todos foram vencedores...