Biritiba Mirim

Toda cidade tem suas lendas e mistérios...

Biritiba Mirim tem a história da menina Filipa, que morava no sítio de um Dr. Bóris. Com apenas 10 anos de idade, conta-se que, já curava pessoas, fazia profecias e milagres. Com isso, o povo da região e de longe vinha para conhecer o milagre. Como era muita gente, muita reza e vela, o Sr. Benedito Antonio do Espírito Santo, apelidado “Benedito Pedro”, doou terras (veja mais em História) para a construção da capela que deu origem à cidade. Acabou morrendo de uma doença misteriosa aos 25 anos...

O nome biritibamirim vem da língua tupi, significando ''pequeno ajuntamento de juncos"

População total: 29.208
Área: 316 km²
Densidade demográfica: 108 habitantes por km²

A fonte básica de renda da região é a agricultura na qual foi iniciada por imigrantes japoneses. Possui uma Estação de Tratamento de Água da Sabesp, que abastece parte da Grande São Paulo.

História

A cidade se caracterizou com a passagem de tropeiros que iam em busca de feiras de gado, e vinham antes à zona rural para adquirir produtos alimentícios e de higiene. Segundo a tradição estes viajantes tinham o habito de fincarem cruzes na terra ao longo dos caminhos por onde passavam para a finalidade de orientar os próximos viajantes e demarcar espaços por onde havia passado.

Foi daí que surgiu a estrada de Santa Catarina, que margeia o rio Tietê, sendo este o primeiro povoado da região. Foi no local repleto de cruzes que se construiu, a primeira capela de Biritiba Mirim, dedicada à São Benedito que mais tarde veio a ser a Igreja Matriz de Biritiba.

A capela de São Benedito foi fundada no dia 05-05-1873, por Benedito Antônio do Espírito Santo, conhecido por Benedito Pedro, e foi o primeiro sinal de vida na localidade. Depois, em 1902, foi construída a Igreja do Padroeiro. A capela de São Benedito, como ficou conhecida a pequena vila, passou a distrito de Paz no ano de 1924, quando recebeu o nome de Biritiba Mirim.

A primeira estrada estadual ligando o município de Mogi das Cruzes e Casa Grande e passando pelo município, foi aberta ao tráfego em 1929. Biritiba Mirim ganhou o seu primeiro grupo escolar no ano de 1950. Nesse prédio, funciona hoje a prefeitura municipal da cidade. No dia 29-02-1964 ocorreu a emancipação de Biritiba Mirim.

 

Turismo

Biritiba Mirim possui belas paisagens. Devem ser visitados o Mirante do Clube de Campos, a Pedra do Sapo, a Pedreira do Sítio Novo, a Pedra Grande, a Pedra da Forquilha, os Picos Itatinga e do Garrafão.

 

Todas essas áreas são cobertas de vegetação nativa, com agincos, cedros, palmitos, embaúbas, abrigando pacas, cotias, porcos-do-mato, capivaras, macucos, jacutingas, tucanos, entre outras espécies.

Comentários

Estamos aguardando seus comentários. Participe! É super fácil.

ana carolina (10/05/2013)

adorei muito muito legalllllllllll

nathalia de cassia giumãres (21/08/2013)

adorei é muito legal

Lucrecia Aparecida da Cunha (01/01/2014)

Muito legal obter essas informacoes sobre minha cida natal.parabens pela iniciativa

jamili cardoso (06/08/2014)

odorei muitooo lucrecia aparecida da cunha gostei do seu comentario

Roseli Goncalves Faria (10/09/2014)

Adorei o projeto. Realmente as crianças de Mogi das Cruzes,não acreditam que nós moradores dessa cidade bebemos e comemos os peixes do rio Tiete.Parabens!!

isabel fernandes (13/06/2015)

gostei muito, porém vcs tem que abrir o site para pesquisas escolares permitindo que o assunto possa ser usado nos trabalhos copiado do próprio site

Deixe seu comentário:

Nome:
Idade:
E-mail:
Escola:
Mensagem:
EDP Bandeirante participa do Aniversário de Pindamonhangaba LEIA MAIS
Unidade Móvel da EDP participa da SIPATMA 2013 na Panasonic LEIA MAIS
Unidade Móvel de Ensino chega à Pindamonhangaba LEIA MAIS
EDP Bandeirante participa de evento em São José dos Campos LEIA MAIS
EDP Bandeirante conclui Cursos de Capacitação em Guarulhos LEIA MAIS
Projeto “Boa Energia nas Escolas” em Caçapava e Pindamonhangaba LEIA MAIS
EDP Bandeirante conclui Reuniões de Sensibilização em Pindamonhangaba LEIA MAIS
EDP Bandeirante realiza Cursos de Capacitação em Tremembé LEIA MAIS
Taubaté recebe o Projeto “Boa Energia nas Escolas” LEIA MAIS
Unidade Móvel de Ensino chega à Cachoeira Paulista LEIA MAIS