Guarulhos

Quem é esse peixinho que serviu de apelido para os primeiros habitantes de Guarulhos?

A fonte não poderia ser mais séria: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Está lá: “A tribo guaianases era de baixa estatura e barrigudos, daí terem recebido o nome de guarus -por se assemelharem aos peixinhos de água doce, chamados guaru-guarus, mais conhecidos por barrigudinhos - derivando a transformação, pelo colonizador, para Guarulhos.”


Phalloceros caudimaculatus, ou guaru para os íntimos.

O guaru é um peixinho muito resistente, que sobrevive em qualquer poçinha de água, mesmo se ela for muito suja. É um nadinha de peixe, cinzento; os cientistas o chamam de Phalloceros caudimaculatus. Muito resistente, se reproduz com facilidade, e as fêmeas não botam ovos. Os filhotes nascem vivos, por isso elas passam um tempo barrigudinhas, o que pode ser a razão do apelido da espécie. Come de tudo mas adora larvas de pernilongo, o que o torna um grande aliado na luta contra a dengue, e outras doenças transmitidas por esses insetos.

O guaru convive em muitos rios e lagos de todo Brasil com um primo muito famoso no mundo inteiro: o lebiste. Essa espécie, Poecilia reticulata, tem machos mais coloridos que o guaru e foi essa característica, aliada à grande capacidade de reprodução, que permitiu, após inúmeros cruzamentos, a criação desse que talvez seja o peixe ornamental mais conhecido em todo mundo, com associações de criadores em todos os continentes, centenas de variedades, e, claro, muito valiosos.

Mas ainda é muito fácil encontrar o guaru e o lebiste selvagem juntos, em qualquer laguinho, mesmo nas grandes cidades brasileiras. Mais difícil é diferenciar as duas espécies - por isso, para o povo, tanto um como outro é guaru, o nosso simpático, barrigudinho.

 

Uma das centenas de variedades obtidas em cativeiro do “Lebistes” Poecilia reticulata (na foto um macho).

Guarulhos vem de “guarus” ( ver Curiosidades), índios do grupo Guaianás ou Guaianases, que habitavam a região.

População total: 1.221.979

Área em  km2: 318,679

Densidade demográfica: 3842 hab/km2

Com um Produto Interno Bruto da ordem de 37,1 bilhões de reais (IBGE -2010), Guarulhos ocupava o  8º lugar na lista de cidades mais ricas do Brasil, mas excluídas as capitais o município pula para o ponto mais alto do pódio da economia brasileira.

Toda essa riqueza vem, em parte, da posição geográfica muito estratégica do município.

Grandes empresas e um forte setor de comércio e serviços escolheram Guarulhos por que está no coração econômico do Brasil, há poucos quilômetros do maior porto brasileiro (Santos), no entroncamento das maiores estradas e rotas aéreas do país, e com boa mão de obra disponível.

História

 

A vila se São Paulo de Piratininga era pouco mais do que uma tapera onde alguns jesuítas tentavam catequizar os índios da região, que nem sempre aceitavam aqueles estranhos homens brancos vestidos de preto, falando de uma religião mais estranha ainda. Pois para proteger este pequeno núcleo, o jesuíta Manuel de Paiva enveredou na direção das cabeceiras do Tietê, e fundou, em 8 de dezembro de 1560, numa região habitada pelos índios Guarus (veja Curiosidades) da tribo Guaianases, uma aldeia batizada de Nossa Senhora da Conceição. Um dos objetivos desse povoado era oferecer alguma resistência aos índios hostis que vez ou outra atacavam a vila de São Paulo entrando pelo Tietê.

O tempo passou e descobriu-se que ali havia algum ouro, o que atraiu muita gente que ganhou terras da região para serem exploradas. Essas pessoas, além de explorar o ouro, passaram a plantar e criar animais. Mas a região era tida como muito fria e úmida, e a produção agrícola era frequentemente comprometida por pragas.

Mesmo assim o povoado não parou de crescer e chegou ao século XX pronto para tirar vantagens de sua posição estratégica no eixo Rio (Capital Federal) e São Paulo (Capital Econômica). Em 19 de dezembro de 1906, através de lei estadual, tornou-se cidade.

Nos anos 50, com a chegada das Rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, inúmeras empresas se estabeleceram na região isso atraiu muita mão de obra, levando a cidade a apresentar um crescimento constante e nem sempre ordenado, num processo que continua até hoje.

Finalmente em 1985 é inaugurado "Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos Governador André Franco Montoro", o popular “Cumbica” (veja Curiosidades). A expansão populacional explodiu: entre 2000 e 2006 seu crescimento foi o triplo do resto do Estado. Hoje Guarulhos é a segunda população do Estado, perdendo apenas para a Capital.

 

 

Turismo

 

Horto Municipal Burle Marx

O parque honra o nome que lhe deram com seus 18.000 m2 de mata nativa e 12.000 m2 dedicados ao cultivo de mudas, principalmente de interesse paisagístico, para uso do município. Desapropriado e entregue a população em 1977, o horto nasceu do desejo de contribuir para a recuperação da Mata Atlântica. Vale visitar.

R. Mato das Cobras, S/N - Bonsucesso

 

Zoológico Municipal de Guarulhos
 

São cerca de 400 exemplares de 100 espécies animais, quase todas brasileiras, distribuídos numa área de 70.000 m2 de jardins e lagos com árvores nativas e áreas reconstituídas da Mata Atlântica. O zoo conta ainda com clínica veterinária, laboratório e biotério, onde biólogos, médicos veterinários e tratadores dão conta do conforto e saúde dos animais.

Av. Dona Glória Pagnoncelli, 344 - Jd. Rosa de França

Telefones: 2455-4999 / 2455-6497 / 2452-4558

Comentários

Estamos aguardando seus comentários. Participe! É super fácil.

ingrid (15/08/2013)

muito legal e muito bom

erica lopes lancioni (30/10/2013)

nossa achei muito legal agora eu sei como economizar mais energia agora é só eu falar para minha irmã que não sai da chapinha meu pai que não sai do notbook minha madrasta que não para de mexer no celular quando ele esta na tomada meu irmão que só vive banho minha irmãzinha que não sai da tv e meu irmãozinho que não sai do computador e minha vó que não sai do fogão e eu ja aprendi porque dias de sol eu só deixava todas as luzes acesas agora aprendi muito obrigada agora sei e é bem divertido e a mamãe e o papai paga mais barato né OBRIGADA BOA ENERGIA E TODOS OS TIOS E TIAS QUE TRABALHAM NELA QUE DEIXA SUA FAMILIA ARRISCANDO UMA VIDA PRA NOIS CRIANÇAS E ADULTOS ADOLEÇENTES APRENDEREM COMO NÃO ARRISCAR NOSSA VIDA OBRIGADA A TODOS QUE TRABALHAM AI VALEU :)(:

mateus (07/11/2013)

ola! td bem com vc sesse site è muito legal eu joguei esses jogos è muito legal eu não achei chato esse site parabens!

isak candido hipolito (18/02/2014)

minha empressa estar recebendo mutas por conta de pico de tenção, poderiam me informar quais os horários que que gera isso, pois dependendo dos horários eu vou me programar

Fefe♥ (12/08/2014)

Gostei muito desse site e muito legal e amei quando vocês foram la na escola E.P.G.Clementina de Jesus foi muito legal .. Aprendi a economizar falei para muitas pessoas da minha família agora eu e meus pais meu irmão meus primos etc..Estamos economizando muito mais :)

Heloisa Monte (01/08/2015)

ola gostei muito de ontem vcs foram na minha escola e vi o caminhao da ernegia gostei muito da bicicleta !!!

EPG MANOEL REZENDE DA SILVA

Lourdes (13/08/2015)

Minha neta chegou já explicando o que aprendeu na escolinha .muito bom as criancas já irem tenho consciência de economizar ...Parabéns

Deixe seu comentário:

Nome:
Idade:
E-mail:
Escola:
Mensagem:
EDP Bandeirante participa do Aniversário de Pindamonhangaba LEIA MAIS
Unidade Móvel da EDP participa da SIPATMA 2013 na Panasonic LEIA MAIS
Unidade Móvel de Ensino chega à Pindamonhangaba LEIA MAIS
EDP Bandeirante participa de evento em São José dos Campos LEIA MAIS
EDP Bandeirante conclui Cursos de Capacitação em Guarulhos LEIA MAIS
Projeto “Boa Energia nas Escolas” em Caçapava e Pindamonhangaba LEIA MAIS
EDP Bandeirante conclui Reuniões de Sensibilização em Pindamonhangaba LEIA MAIS
EDP Bandeirante realiza Cursos de Capacitação em Tremembé LEIA MAIS
Taubaté recebe o Projeto “Boa Energia nas Escolas” LEIA MAIS
Unidade Móvel de Ensino chega à Cachoeira Paulista LEIA MAIS