Pindamonhangaba

Há várias gerações essa história mete medo
em pindenses de todas as idades.

Quem pega o antigo caminho para Moreira Cesar, um grande distrito de Pinda, em noite sem lua, corre o risco de ser barrado por ele: o Chico Pires. Grande, mais de 20 metros, e muito velho, barra o passante e se põe a perguntar coisas e mais coisas. Se o pobre cristão não sabe as respostas, Chico castiga o sujeito até não poder mais. O pessoal de mais idade garante que o velho Chico faz dessas há mais de 100 anos.

Na verdade, Chico Pires é bem mais velho, tem, pelo menos, 150 anos e pode ser facilmente encontrado, à luz do dia. Chico Pires é uma árvore. Uma sucupira ou um angico-rajado – há dúvidas – mas, com certeza, não impôs castigo à ninguém. Ao contrário, garante com sua copa a frescura de sua sombra para quem passa pelo caminho em dia claro e de sol forte.

Fonte: http://www.pindamonhangaba.sp.gov.br/moreiracesar2.asp - em 22/06/2013

Pindamonhangaba vem do tupi e deve significar “lugar onde se faz anzóis”, mas alguns estudiosos acreditam que poderia ser “lugar onde o rio faz curva (como um anzol)”.

População total: 146.995 habitantes

Área em km2: 729,885

Densidade demográfica: 202 hab/km2

Pindamonhangaba ainda tem bastante atividade pecuária e agrícola, mas cada vez mais é a industrialização que marca sua economia.

 

História

 

João Prado Martins era mais um desbravador que se metia pelo Vale do Paraíba em busca de um futuro melhor. Para lá levou família, animais, tudo o que tinha. Ele foi o primeiro que se tem notícia, mas outros vieram, e por volta de 1690 já havia um povoado e uma igrejinha para Nossa Senhora do Bom Sucesso, construída pelo padre João de Maria Fialho. Pindamonhangaba deve muito a esse segundo João de sua história. O sacerdote, nascido em São Sebastião, havia enriquecido com o ouro das Minas Gerais e decidiu investir parte dessa fortuna na manutenção da igreja de qual se tornou vigário. Com isso os fiéis não precisavam pagar o dízimo para garantir o funcionamento da capela. Na verdade, isso tudo era parte de um plano do Pe. João para a emancipação do povoado de Pindamonhangaba (veja Origem do Nome) do município sede Taubaté. É que na época os municípios precisavam guardar uma certa distância entre si para serem autônomos, e Pindamonhangaba era muito perto de Taubaté. Daí o padre estimular que mais e mais moradores de Taubaté se mudassem para Pinda e pressionassem o governo pela emancipação. Não deu outra. Em 10 de julho de 1705 a rainha D. Catarina, através de carta régia, cria a Vila Real de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pindamonhangaba.

 

O progresso realmente chegou na vila com o café, por volta de 1820. O trabalho escravo, a terra fértil e os ótimos preços do mercado internacional garantiram quase um século de riqueza e crescimento. Mas em 1920 não havia escravos, a terra já não era tão boa, e o pior de tudo – o preço do café despencou. Muitos achavam que era o fim de Pindamonhangaba e quase foi mesmo. Foram muitos anos de decadência até que o muncípio reergueu-se com a produção de leite, arroz e produtos hortifrutigranjeiros. Finalmente, dos anos 70 para cá, chegaram as indústrias, o comércio e o setor de serviços, provando que a luta do Pe. João valeu a pena.

 

Turismo

 

Passeio de trem

Estando em Pinda, faça o passeio de trem até Campos do Jordão. São 47 quilômetros de belas paisagens até a parada final no ponto ferroviário mais alto do país com 1.743m de altura.

 

Passeio de balão

Gosta de aventura? Então, num fim de semana destes, acorde cedo e embarque num voo pelo Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira! A coisa dura uma hora e ninguém sabe onde será o pouso, que depende dos ventos, mas você queria aventura, certo?

E não se preocupe. Por rádio o pessoal do resgate fica sabendo o local onde o balão vai descer. Além das emoções do voo você ainda ganha um batismo e um certificado, digamos, de coragem...

 

Comentários

Estamos aguardando seus comentários. Participe! É super fácil.

yasmin (05/09/2013)

Muito Legal Gostei Muito Do Texto, Muito Bacana eu e minha amiga lemos gostamos muito.

livia ribeiro (05/09/2013)

gostei muito da pagina do texto amei amei.

Claudio Anderson Tótaro (29/05/2015)

Gostei muito em achar esta pagina, poderia ser mais divulgada, parabéns

Deixe seu comentário:

Nome:
Idade:
E-mail:
Escola:
Mensagem:
EDP Bandeirante participa do Aniversário de Pindamonhangaba LEIA MAIS
Unidade Móvel da EDP participa da SIPATMA 2013 na Panasonic LEIA MAIS
Unidade Móvel de Ensino chega à Pindamonhangaba LEIA MAIS
EDP Bandeirante participa de evento em São José dos Campos LEIA MAIS
EDP Bandeirante conclui Cursos de Capacitação em Guarulhos LEIA MAIS
Projeto “Boa Energia nas Escolas” em Caçapava e Pindamonhangaba LEIA MAIS
EDP Bandeirante conclui Reuniões de Sensibilização em Pindamonhangaba LEIA MAIS
EDP Bandeirante realiza Cursos de Capacitação em Tremembé LEIA MAIS
Taubaté recebe o Projeto “Boa Energia nas Escolas” LEIA MAIS
Unidade Móvel de Ensino chega à Cachoeira Paulista LEIA MAIS