Poá

Uma fonte de água prá lá de especial faz a fama do município
Poá é uma das 11 estâncias hidrominerais do Estado de São Paulo. O fator determinante que permitiu ao município ser elevado à condição de Estância Hidromineral, em 20 de maio de 1970, foram as virtudes da Água Mineral da Fonte Áurea, avaliada pela excelente qualidade e o alto teor de radioatividade, além de suas qualidades fisioterápicas. A água mineral de Poá é a melhor água radioativa do Brasil, com eficiência na cura de moléstias gastrointestinais e hepáticas, doenças da vias urinárias, males reumáticos e doenças da pele. Ah! Mais uma coisa: foi em Poá que começou a venda de água mineral em copo!
 
 
 

Poá vem de uma redução da palavra “Piâ”, que significa “bifurcação de caminhos”. Isso porque o lugar exerceu uma função de divisor de caminhos para os viajantes que vinham do Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes e íam para Itaquá ou Santa Isabel, ou que vinham de Santos e íam para a capital São Paulo, Mogi ou Santa Isabel.
 

População total: 106.013
Densidade demográfica: 6.211,7 habitantes por km²
Área do município: 17km²

Por ser Estância Hidromineral e, com isso, estar sujeita a leis mais rigorosas de controle do meio ambiente, as indústrias com algum potencial poluidor saíram do município. Muitas continuaram e se adequaram às normas, mas com isso a prefeitura precisou estimular o setor de serviços, reduzindo os impostos necessários para implantação desse tipo de empresa na cidade. Poá tem bons níveis de desenvolvimento social e de segurança pública.

História

 
Em 1621 formou-se em terras da Ordem das Carmelitas, um povoado. Apoá, não mais do que 6 ou 7 casas num recanto de Mogi das Cruzes. Desde o início foi um ponto de passagem e descanso para tropeiros e viajantes. Nas primeiras décadas de 1800, o Brasil entrou em guerra contra a Argentina pela disputa do que hoje é o Uruguai. O povo brasileiro, não se entusiasmou nem um pouco com o conflito, que significava apenas mais impostos e, principalmente, homens. É dessa época que nos chegam relatos de que a população de Apoá vinha diminuindo bastante “por falta de braços causada pela partida das milícias paulistas para a Campanha Cisplatina e pela fuga de muitos homens de condição humilde, receosos de recrutamento". 
Em 1877 a população da região ainda era pequena, mas mesmo assim reivindicava o que todos reivindicavam: uma estação ferroviária. O Império atendeu, mas quem entregou foi a República. Em 11 de abril de 1891, gente e carga podiam embarcar na Estação de Poá. Daí em diante o lugar só fez crescer. Em poucos anos as demandas da região não estavam sendo atendidas pela prefeitura de Mogi e isso fez nascer um movimento pela emancipação do distrito, que depois de muita luta ocorreu em 1º de Janeiro de 1949.  Mas a Câmara Municipal e o prefeito só tomaram posse em 26 de março de 1949, que passou a ser a data comemorativa da criação do município.
 
 

Turismo

 
A Expoá (Exposição de orquídeas e plantas ornamentais de Poá) é o principal evento no calendário da cidade. Sempre na primeira semana de setembro, o encontro reúne até 250 mil pessoas nos finais de semana. Em 1970 foi realizada sua primeira edição, contando com orquidófilos da região e do Alto Tietê. Em 1976 a Exposição foi oficializada pela Secretaria de Esportes e Turismo do estado de São Paulo, e desde então, com a divulgação, só tem crescido e atraído pessoas de todos os cantos do país. Ao longo dos anos foram sendo incorporados outros tipos de atividades, como a Feira de Artesanato, a Feira da Indústria e Comércio e uma grande oferta de opções gastronômicas. Não apenas orquídeas são expostas, mas também uma grande diversidade de plantas ornamentais.
 

Comentários

Estamos aguardando seus comentários. Participe! É super fácil.

vitoria katheline (07/04/2015)

muito legal

Deixe seu comentário:

Nome:
Idade:
E-mail:
Escola:
Mensagem:
EDP Bandeirante participa do Aniversário de Pindamonhangaba LEIA MAIS
Unidade Móvel da EDP participa da SIPATMA 2013 na Panasonic LEIA MAIS
Unidade Móvel de Ensino chega à Pindamonhangaba LEIA MAIS
EDP Bandeirante participa de evento em São José dos Campos LEIA MAIS
EDP Bandeirante conclui Cursos de Capacitação em Guarulhos LEIA MAIS
Projeto “Boa Energia nas Escolas” em Caçapava e Pindamonhangaba LEIA MAIS
EDP Bandeirante conclui Reuniões de Sensibilização em Pindamonhangaba LEIA MAIS
EDP Bandeirante realiza Cursos de Capacitação em Tremembé LEIA MAIS
Taubaté recebe o Projeto “Boa Energia nas Escolas” LEIA MAIS
Unidade Móvel de Ensino chega à Cachoeira Paulista LEIA MAIS