Primeira tareafa encerrada

CHEGOU!

3ª GINCANA CULTURAL EDP

XÔ DESPERDÍCIO!

Que tal produzir um vídeo bem legal para o Youtube,

ajudar seu bairro, sua cidade e além de tudo poder ganhar

um presentão para sua escola? Demais, não?

UMA TAREFA: MUITOS OBJETIVOS

Tente imaginar o mundo sem energia elétrica. É muito difícil. A energia elétrica está em todos os campos de nossa vida. Ela é tão presente no nosso cotidiano que às vezes...esquecemos que ela existe!

A eletricidade é invisível – não tem cheiro, não tem cor – mas, o simples ato de tocarmos o interruptor de uma lâmpada, acionamos um fantástico sistema que nos garante a energia para acendê-la. Esse sistema envolve usinas, milhares de quilômetros de cabos organizados numa complexa rede de transmissão e de distribuição de energia, mantida por uma porção de gente especializada. Para saber mais sobre geração, transmissão e distribuição.

Por todas as vantagens que nos oferece e pelo esforço necessário para sua produção, a energia elétrica é um bem precioso para a humanidade.
É preciso fazer bom uso da eletricidade e acabar com todas as formas de desperdício. Xô Desperdício!

SABENDO USAR, NÃO VAI FALTAR

Esse é o tema da 3ª GINCANA CULTURAL EDP que tem como única tarefa a produção e envio de vídeos que mostrem AS VÁRIAS FORMAS PARA EVITAR O GASTO DESNECESSÁRIO DE ENERGIA ELÉTRICA.

APRENDER E BRINCAR

Se você já explorou o site www.boaenergia.com.br sabe que temos muitas dicas para otimizar o uso da energia elétrica. Por exemplo na seção Bom uso da energia você pode descobrir as características dos principais eletrodomésticos de uma residência e verificar a forma correta de utilizá-los.

Outro bom jeito de aprender dicas contra o desperdício enquanto se diverte, é a série de jogos que você encontra em Jogos e atividades. Lá você encontra o Esquadrão de combate ao desperdício onde uma família deve fazer as escolhas certas para evitar o desperdício. Tem também o Mico do desperdício e o Escolha certa, experimente! Temos certeza que a todos vão adorar!

SEGURANÇA

Já dissemos a eletricidade está por todo lado, mas ninguém a vê. Por isso precisamos ter muito cuidado ao lidar com ela. Aparelhos mesmo desligados podem dar choque, fios caídos na rua podem matar, empinar pipas próximo da rede elétrica pode causar acidentes e muito mais. Por essas e muitas outras razões, o bom uso da energia também significa utilizá-la com segurança.

Não deixem de pesquisar sobre esses temas. É importante que os vídeos enviados para a 3ª GINCANA CULTURAL EDP tragam alertas sobre os cuidados que se deve ter ao consumir energia elétrica. Para saber mais sobre segurança clique aqui.

ESTAMOS AÍ!

Com esses comentários esperamos ter ajudado você e seus alunos na elaboração da tarefa “Sabendo usar, não vai faltar”, proposta pela 3ª GINCANA CULTURAL EDP. Agora, se ainda restar alguma dúvida, você sabe, faça contato pelo e-mail: gincana@boaenergia.com.br

Lembre-se, o período para realização das tarefas e envio do vídeo de 26/08/2019 a 08/09/2019. Não deixe pra última hora.

Boa sorte e estamos aguardando o seu vídeo!

Nos vemos no YouTube!

Caminhão do 'Boa Energia nas Escolas' chega a Guararema

Carreta itinerante traz uma maneira divertida de ensinar sobre Eficiência Energética e Inovação


Entre os dias 22 de fevereiro e 3 de março, as crianças e jovens da cidade de Guararema poderão desfrutar das atividades da carreta itinerante do projeto ‘Boa Energia nas Escolas’, desenvolvido pela EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP no Brasil, parceria da área de Eficiência Energética e do Instituto EDP. O caminhão, que estará no município durante seis dias, tratará de maneira divertida e lúdica temas como eficiência energética, consumo consciente e inovação.


De médio porte, customizado e adaptado para uma unidade móvel de ensino, o caminhão é equipado com uma maquete interativa que simula o consumo de uma residência, uma bicicleta geradora de energia, além de outros experimentos sobre energia elétrica.


As crianças que visitarão a unidade serão acompanhadas por uma equipe de monitores devidamente uniformizada e treinada para transmitir informações básicas sobre a energia elétrica e os caminhos que ela percorre até chegar às residências, bem como a melhor forma de usar a eletricidade com segurança e sem desperdício.


Ao final da visita, todas as escolas e alunos receberão um gibi em formato de história em quadrinhos e uma cartilha com atividades e passatempos, e também adesivos alusivos aos processos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como ao consumo consciente de energia.


Confira o que o caminhão oferece:


  • Maquete interativa e casa de consumo - um painel com os principais cômodos e eletrodomésticos simulam o consumo de uma residência.

  • Lousa interativa e jogos e atividades - comanda por um computador e um projetor multimídia, a lousa possibilita muita interatividade e atualização constante dos conteúdos e aplicativos.

  • Bicicleta geradora de energia - o movimento do pedal da bicicleta transforma energia mecânica em energia elétrica, gerando até 100 watts.

  • Arco voltaico / Chispa - um arco voltaico é resultante de uma ruptura de um gás a qual produz uma descarga a uma fagulha instantânea, simulando a energia em movimento.

  • Diferença de consumo entre lâmpadas (LFC x incandescente) - ao acionar o interruptor para um lado e para o outro lado é capaz de verificar que lâmpadas mesmo de diferentes consumos podem ter a mesma luminosidade.

  • Pilha humana - quando encostamos as mãos sobre as placas, fechamos por meio de nosso corpo um circuito eletrolítico capaz de gerar uma corrente elétrica.

  • Gerador de Van Der Graaf - o atrito é capaz de gerar eletricidade estática. Ao tocar no globo, a eletricidade estática faz arrepiar o cabelo.


SERVIÇO


  • Caminhão itinerante do ‘Boa Energia’ em Guararema


Data: 22, 23 e 24 de fevereiro e 01, 02 e 03 de março


Hora: às sextas-feiras, das 12h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 19h


Local: Espaço de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello – Praça do Artesanato


Endereço: Rua Padre Cornélio, esquina com a Rua 19 de Setembro