Primeira tareafa encerrada

CHEGOU!

3ª GINCANA CULTURAL EDP

XÔ DESPERDÍCIO!

Que tal produzir um vídeo bem legal para o Youtube,

ajudar seu bairro, sua cidade e além de tudo poder ganhar

um presentão para sua escola? Demais, não?

UMA TAREFA: MUITOS OBJETIVOS

Tente imaginar o mundo sem energia elétrica. É muito difícil. A energia elétrica está em todos os campos de nossa vida. Ela é tão presente no nosso cotidiano que às vezes...esquecemos que ela existe!

A eletricidade é invisível – não tem cheiro, não tem cor – mas, o simples ato de tocarmos o interruptor de uma lâmpada, acionamos um fantástico sistema que nos garante a energia para acendê-la. Esse sistema envolve usinas, milhares de quilômetros de cabos organizados numa complexa rede de transmissão e de distribuição de energia, mantida por uma porção de gente especializada. Para saber mais sobre geração, transmissão e distribuição.

Por todas as vantagens que nos oferece e pelo esforço necessário para sua produção, a energia elétrica é um bem precioso para a humanidade.
É preciso fazer bom uso da eletricidade e acabar com todas as formas de desperdício. Xô Desperdício!

SABENDO USAR, NÃO VAI FALTAR

Esse é o tema da 3ª GINCANA CULTURAL EDP que tem como única tarefa a produção e envio de vídeos que mostrem AS VÁRIAS FORMAS PARA EVITAR O GASTO DESNECESSÁRIO DE ENERGIA ELÉTRICA.

APRENDER E BRINCAR

Se você já explorou o site www.boaenergia.com.br sabe que temos muitas dicas para otimizar o uso da energia elétrica. Por exemplo na seção Bom uso da energia você pode descobrir as características dos principais eletrodomésticos de uma residência e verificar a forma correta de utilizá-los.

Outro bom jeito de aprender dicas contra o desperdício enquanto se diverte, é a série de jogos que você encontra em Jogos e atividades. Lá você encontra o Esquadrão de combate ao desperdício onde uma família deve fazer as escolhas certas para evitar o desperdício. Tem também o Mico do desperdício e o Escolha certa, experimente! Temos certeza que a todos vão adorar!

SEGURANÇA

Já dissemos a eletricidade está por todo lado, mas ninguém a vê. Por isso precisamos ter muito cuidado ao lidar com ela. Aparelhos mesmo desligados podem dar choque, fios caídos na rua podem matar, empinar pipas próximo da rede elétrica pode causar acidentes e muito mais. Por essas e muitas outras razões, o bom uso da energia também significa utilizá-la com segurança.

Não deixem de pesquisar sobre esses temas. É importante que os vídeos enviados para a 3ª GINCANA CULTURAL EDP tragam alertas sobre os cuidados que se deve ter ao consumir energia elétrica. Para saber mais sobre segurança clique aqui.

ESTAMOS AÍ!

Com esses comentários esperamos ter ajudado você e seus alunos na elaboração da tarefa “Sabendo usar, não vai faltar”, proposta pela 3ª GINCANA CULTURAL EDP. Agora, se ainda restar alguma dúvida, você sabe, faça contato pelo e-mail: gincana@boaenergia.com.br

Lembre-se, o período para realização das tarefas e envio do vídeo de 26/08/2019 a 08/09/2019. Não deixe pra última hora.

Boa sorte e estamos aguardando o seu vídeo!

Nos vemos no YouTube!

Concluida a capacitação dos educadores


No último dia 04 de abril, a EDP Bandeirante concluiu a capacitação de 886 educadores e coordenadores pedagógicos. Durante os meses de fevereiro a abril de 2012, os educadores de
166 escolas municipais da rede básica de ensino de 11 onze municípios da área de concessão
da EDP Bandeirante foram capacitados na metodologia do PROCEL Educação. No total foram
28 Cursos de Capacitação.

Com uma carga horária de 8 horas, os educadores tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades, onde foram abordados os conceitos de geração, transmissão e distribuição de energia, além de orientações sobre eficiência energética e uso racional de energia elétrica. Veja aqui um resumo das atividades em alguns dos municípios:

Roseira


Nos dias 16, 17, 26 e 27/02/2012, 120 educadores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Roseira, no Vale do Paraíba, participaram dos Cursos de Capacitação do Projeto “Boa Energia nas Escolas”.
Na oportunidade, os processos de geração, transmissão, distribuição e o bom uso da energia elétrica foram abordados de forma clara e objetiva.
A abertura do curso contou com a presença do Prefeito Municipal de Roseira, Dr. Marcos de Oliveira Galvão ao lado do instrutor da EDP, Sr. Valter Ebram.

Mogi das cruzes


Nos dias 19, 20, 21 e 22/03/2012, o Centro Municipal de Formação Pedagógica – CEMFORPE, em Mogi das Cruzes recebeu 115 educadores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Mogi das Cruzes, no Alto Tietê, para participarem dos Cursos de Capacitação do Projeto “Boa Energia nas Escolas”.

Veja a avaliação da professora Francine do Nascimento – EM Profº Antonio Brasil de Siqueira – Mogi das Cruzes. “O curso foi muito bom, com ótimo conteúdo, elaborado de forma facilitadora e rica, como todos os projetos e eventos da EDP Bandeirante. O tema do curso vem de encontro com a atual necessidade de trabalhos nas escolas”.

Além de momentos de aprendizado e troca de informações, os educadores tiveram também momentos de descontração durante o coffee- break e o almoço. Conheça os comentários da coordenadora pedagógica Denise Fernandes Cunha – EM Profª Florisa Faustino Pinto – Mogi das Cruzes. “Quero, a partir de agora, ter qualidade de vida com sabedoria e bom senso. Adorei o curso! Adorei o professor! Adorei o lanche!”.

Caraguatatuba


Nos dias 29 e 30/03/2012, foi a vez do Município de Caraguatatuba receber o Curso de Capacitação – Projeto “Boa Energia nas Escolas”. Durante os cursos, 60 educadores e coordenadores pedagógicos de 12 escolas municipais de Caraguatatuba, no Litoral Norte puderam conhecer a metodologia do PROCEL Educação e trocar muita informação sobre o processo de transformação e os tipos de energia, além de uma série de dicas importantes sobre o uso racional e seguro da energia elétrica.

Dr. Marcos de Oliveira Galvão, prefeito municipal, e Sr. Valter Ebram, instrutor da EDP, na abertura do curso de capacitação em Roseira.



Aprendizado, troca de informações e momentos de descontração no curso de capacitação no CEMFORPE em Mogi das Cruzes.

Alguns dos educadores que participaram dos cursos.


Itaquaquecetuba


Nos dias 03 e 04/04/2012, 60 educadores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Itaquaquecetuba, no Alto Tietê, participaram dos Cursos de Capacitação do Projeto “Boa Energia nas Escolas”.

O instrutor Valter Ebram, no centro da foto, durante o período dos cursos discutiu com os educadores os principais conceitos e formas de energia.



Ferraz de Vasconcelos


A Secretária de Educação de Ferraz de Vasconcelos, Roseli Morilla Baptista dos Santos acompanhou, nos dias 13, 14, 15 e 16/03/2012, os 120 educadores e coordenadores das 24 escolas municipais de Ferraz de Vasconcelos, no Alto Tietê, que participaram dos Cursos de Capacitação do Projeto “Boa Energia nas Escolas”, promovido pela EDP Bandeirante, como parte das ações do Programa de Eficiência Energética da Distribuidora.



Olha só que charme, os educadores de Itaquaquecetuba na foto embaixo do Pé de Jaca.

Também em Ferraz de Vasconcelos a participação dos educadores foi grande e intensa.