Primeira tareafa encerrada

CHEGOU!

3ª GINCANA CULTURAL EDP

XÔ DESPERDÍCIO!

Que tal produzir um vídeo bem legal para o Youtube,

ajudar seu bairro, sua cidade e além de tudo poder ganhar

um presentão para sua escola? Demais, não?

UMA TAREFA: MUITOS OBJETIVOS

Tente imaginar o mundo sem energia elétrica. É muito difícil. A energia elétrica está em todos os campos de nossa vida. Ela é tão presente no nosso cotidiano que às vezes...esquecemos que ela existe!

A eletricidade é invisível – não tem cheiro, não tem cor – mas, o simples ato de tocarmos o interruptor de uma lâmpada, acionamos um fantástico sistema que nos garante a energia para acendê-la. Esse sistema envolve usinas, milhares de quilômetros de cabos organizados numa complexa rede de transmissão e de distribuição de energia, mantida por uma porção de gente especializada. Para saber mais sobre geração, transmissão e distribuição.

Por todas as vantagens que nos oferece e pelo esforço necessário para sua produção, a energia elétrica é um bem precioso para a humanidade.
É preciso fazer bom uso da eletricidade e acabar com todas as formas de desperdício. Xô Desperdício!

SABENDO USAR, NÃO VAI FALTAR

Esse é o tema da 3ª GINCANA CULTURAL EDP que tem como única tarefa a produção e envio de vídeos que mostrem AS VÁRIAS FORMAS PARA EVITAR O GASTO DESNECESSÁRIO DE ENERGIA ELÉTRICA.

APRENDER E BRINCAR

Se você já explorou o site www.boaenergia.com.br sabe que temos muitas dicas para otimizar o uso da energia elétrica. Por exemplo na seção Bom uso da energia você pode descobrir as características dos principais eletrodomésticos de uma residência e verificar a forma correta de utilizá-los.

Outro bom jeito de aprender dicas contra o desperdício enquanto se diverte, é a série de jogos que você encontra em Jogos e atividades. Lá você encontra o Esquadrão de combate ao desperdício onde uma família deve fazer as escolhas certas para evitar o desperdício. Tem também o Mico do desperdício e o Escolha certa, experimente! Temos certeza que a todos vão adorar!

SEGURANÇA

Já dissemos a eletricidade está por todo lado, mas ninguém a vê. Por isso precisamos ter muito cuidado ao lidar com ela. Aparelhos mesmo desligados podem dar choque, fios caídos na rua podem matar, empinar pipas próximo da rede elétrica pode causar acidentes e muito mais. Por essas e muitas outras razões, o bom uso da energia também significa utilizá-la com segurança.

Não deixem de pesquisar sobre esses temas. É importante que os vídeos enviados para a 3ª GINCANA CULTURAL EDP tragam alertas sobre os cuidados que se deve ter ao consumir energia elétrica. Para saber mais sobre segurança clique aqui.

ESTAMOS AÍ!

Com esses comentários esperamos ter ajudado você e seus alunos na elaboração da tarefa “Sabendo usar, não vai faltar”, proposta pela 3ª GINCANA CULTURAL EDP. Agora, se ainda restar alguma dúvida, você sabe, faça contato pelo e-mail: gincana@boaenergia.com.br

Lembre-se, o período para realização das tarefas e envio do vídeo de 26/08/2019 a 08/09/2019. Não deixe pra última hora.

Boa sorte e estamos aguardando o seu vídeo!

Nos vemos no YouTube!

Inovcity: lançamento de projetos de inovação social e mobilidade elétrica


A EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do grupo EDP no Brasil, e o Instituto EDP, instituição que coordena as ações socioculturais do Grupo EDP, lançaram no último dia 20 de março,
os Projetos de Inovação Social e Mobilidade Elétrica em Aparecida.

A iniciativa faz parte do Projeto InovCity, criado em 2011 em parceria com a Secretaria de Energia de São Paulo e Prefeitura de Aparecida, que fará do Município a primeira cidade dotada de uma rede inteligente de energia (smart grid) no Estado de São Paulo.

Em 2011 iniciou-se a substituição dos medidores tradicionais por medidores inteligentes e também as luminárias de IP tradicionais por modernas luminárias LED que reduzem consumo e aumentam a qualidade da iluminação. Em 2012 deu-se início as iniciativas de Eficiência Energética, com a distribuição de 6 lâmpadas eficientes a todos os clientes residenciais e, para as famílias de baixa renda, a doação de 460 geladeiras substituindo 570 chuveiros inteligentes.

Ainda integrados na primeira fase do projeto, a EDP Bandeirante apresenta para a população, líderes e representantes locais, o projeto de mobilidade elétrica bem como os programas sociais que serão desenvolvidos na cidade.

  • Mobilidade Elétrica

  • Projetos de Inovação Social

  • EDP nas Escolas

  • Projeto Guri

  • Banda Musical Educacional

  • Colorindo Minha Cidade

  • Boa Energia nas Escolas

Sobre o InovCity


Essas ações fazem parte do Projeto InovCity lançado em novembro de 2011 e que fará de Aparecida a primeira cidade dotada de uma rede inteligente de energia (smart grid) no Estado de São Paulo. O projeto piloto do InovCity na cidade de Aparecida terá um primeiro investimento de R$ 10 milhões e prevê o teste de viabilidade de um conjunto de tecnologias que permitirão uma maior eficiência e qualidade na prestação de serviços ao cliente, nomeadamente a medição inteligente, a iluminação pública eficiente, a micro-produção com fontes renováveis de energia, a mobilidade elétrica, bem como um conjunto de ações de eficiência energética e de educação das comunidades locais.

Dentro da programação de lançamento dos Projetos de Inovação Social e Mobilidade Elétrica, a EDP Bandeirante iniciou as atividades educacionais da Unidade Móvel de Ensino – Projeto “Boa Energia nas Escolas”, cujo desenvolvimento foi baseado na Metodologia PROCEL Educação, e visa a capacitação do corpo docente das escolas da rede pública de ensino, bem como o envolvimento dos alunos por meio de ações presenciais, como agentes multiplicadores na disseminação de informações e conceitos sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica.

A Unidade Móvel de Ensino ficou estacionada na Praça Dr. Benedito Meireles – Centro para que as autoridades e a população em geral conhecessem como a energia elétrica é gerada e os caminhos que ela percorre até as indústrias, comércio e as residências.

Trata-se de um caminhão que foi transformado em um verdadeiro laboratório sobre rodas, com recursos de imagem e som. Totalmente customizado e adaptado para receber toda infraestrutura necessária para a disseminação dos conceitos de uso racional e seguro de energia elétrica.


A Unidade Móvel de Ensino contempla, em seu interior, ambientes cenográficos que simulam o processo de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, além de simulações sobre o bom uso da eletricidade.

No período da tarde, os alunos da EMEF Chagas Pereira puderam visitar a Unidade Móvel, participar das atividades educacionais e interagir de forma lúdica com diversos experimentos e maquetes interativas. O objetivo é fazer com que educadores e alunos, durante o processo de visitação, possam interagir, de forma concreta, com os conceitos e a utilização racional da energia elétrica, além de proporcionar aos visitantes, momentos de descontração e entretenimento.