É muito importante que nós conhecemos, quais são os tipos de energia elétrica, que estão disponíveis em nosso eco sistema, isso é muito importante para que entendemos melhor, todas as etapas do processo de alimentação de energia em nossas residências, e nas empresas em todo o mundo.
Nesse sentido, vamos desvendar os principais tipos de geração de energia elétrica que existem, assim como as fontes renováveis e não renováveis de geração de eletricidade, e explicar as diferenças entre todas elas.
Além disso, vamos esclarecer no decorrer deste artigo, quais são os formas de energia elétrica alternativas existentes, e a diferença entre energia convencional e uma energia incentivada.
Quais são os 7 Tipos de Energia Elétrica Existentes
Entre todas as fontes de energia gerada aqui no Brasil, e também em todos os países de mundo, listamos todas as diferentes formas de obtenção de energia elétrica a seguir.
- Energia solar
- Energia eólica
- Energia hidrelétrica
- Energia maremotriz
- Energia biomassa
- Energia geotérmica
- Energia nuclear
- Combustíveis fósseis
Existem duas fontes de energia disponível, que são as fontes de energia renovável e as não renovável
As fontes renováveis são aquelas em que a energia é reposta naturalmente pela natureza, como a luz solar, o vento e a água.
No entanto, em especial a água por exemplo, é um dos recursos finito, pode se esgotar se não for usada com moderação, já o vento e a luz solar, são fontes de energia inesgotáveis, uma vez que não corre o risco de acabarem.
Sendo assim, quais são os tipos de energia elétrica que são renováveis também são chamadas ou conhecidas como energias limpas, porque ela não libera o dióxido de carbono (Co2) na atmosfera durante o processo de geração de energia elétrica.
De contra partida, as energias não renováveis são todas aquelas finitas e que podem acabar muito em breve, são as fontes como gás natural, petróleo e carvão mineral.
Além do mais, todas essas fontes de energia, são muito poluentes, sendo assim, não podem ser consideradas como fontes de energias limpas.
Logo abaixo vamos descrever todos os tipos de energia geração que usam as fontes renováveis, e também as que não usam fontes renováveis.
Todos os Tipos de Energia Elétrica Renováveis
- Energia solar
- Energia hidrelétrica
- Energia eólica
- Energia biomassa
Energia solar:
Mais quais são os tipos de energia que é gerada por meio da radiação do sol, uma fonte inesgotável, que quando captada por painéis fotovoltaicos e por um sistema heliotérmico, ambos sistemas podem serem instalados em usinas ou em telhados ou em plataformas montadas.
com esses painéis fotovoltaicos instalados, acontece a conversão em energia elétrica. Quanto o sistema heliotérmico, primeiro a energia captada se transforma em energia térmica e só depois é transformada em energia elétrica.
Esse tipo de energia é tão limpa quanto a energia eólica, pois se trata de uma energia limpa e renovável.
Questões como a região da instalação do sistema, e estações do ano e condições atmosféricas, podem interferir na geração de energia solar, e pode torna esse modelo um pouco previsível.
Hoje em dia a energia solar, esta em expansão e em desenvolvimento no pais, principalmente depois das aumentos abusivos na conta de energia convenciona, muitas empresas, perceberam que inverti em energia solar, seria a única solução para baratear os custos de produção.
Principalmente na região do Nordeste, por ser mais favorável para esse tipo de energia solar que no resto do pais, como já ocorre com a geração de energia eólica.
Energia hidrelétrica:
Esse modelo de energia hidrelétrica, é a mais usada no Brasil, no entanto, a maior geradora de energia do pais e a usina hidrelétrica de Itaipu, uma usina Binacional, pois ela fica em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, na divisa do Brasil e o Paraguai.
Até meados de 2003 dois mil e três, a hidrelétrica de Itaipu era considerada a barragem mais grande do mundo, porem hoje a hidrelétrica das três Gargantas, é a atual maior do mundo, localizada na China.
Esse modelo de geração de energia elétrica, se da por meio da força de um grande volume de água.
As barragens são construidas na rotas de rios, onde é criado um grande reservatório com enorme capacidade de armazenamento de água, depois a água é levada por tubulações para as turbinas, onde elas se movimentam pela força da água.
Que em seguida, os geradores com sua potencia transformam a energia mecânica em energia elétrica que utilizamos no nosso cotidiano.
A geração de energia pelas usinas, dependem principalmente do volume de chuva, pois quando não chove o suficiente para manter os reservatórios com um nível aceitável, a energia pode sofrer um déficit em períodos de escassez, por isso, é um recurso renovável mas finito.
Energia eólica:
Esse modelo de energia elétrica, é gerada pelo processo no qual o vento é transformado em energia cinética, e depois em energia elétrica com o auxílio de equipamentos específicos.
Ela é gerada com o movimento de turbinas conhecidas por aerogeradores, com formato de cata-vento ou moinhos. Essas turbinas são instaladas nas regiões com uma espécie de vento chamados de predominantes.
Pois o funcionamento é feito basicamente com a transformação da energia cinética, em energia mecânica ou seja, energia elétrica.
Essa energia é do tipo renovável, é limpa e uma ótima alternativa aos combustíveis fósseis, pois se encontra permanentemente disponível em qualquer lugar do Planeta.
Energia biomassa:
A Energia de biomassa é gerada pela queimada de materiais orgânicos, Tais como lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos agrícolas em geral, e também de excrementos de animais.
Esses materiais permitem a geração de energia térmica, energia elétrica e também a produção de produtos como:
– Etanol
– Biodiesel
– Carvão vegetal
– Biogás
Dessa forma, com o dióxido de carbono liberado pelas queimas dessas matérias, é reaproveitado pela própria vegetação que provoca a fotossíntese, sendo assim, todos os tipos de energia desse sistema, podem ser considerado como energia renovável.
Aqui no Brasil, um dos maiores recursos reaproveitados para a geração desse tipo de energia é o bagaço de cana-de-açúcar.
Na média a cada tonelada de cana processada precise de 12 KWh de energia elétrica gerada pela própria cana-de-açúcar, o que possibilita a criação de um modelo autossuficiente de geração de energia.
Além dos sistemas de energia renováveis descritas neste artigo, também existe a energia maremotriz, produzida por meios das ondas do mar, com as altas e baixas das ondas e das marés, e também a energia geotérmica, obtida pelo calor do interior da Terra.
Quais são os Tipos de Energia não Renováveis
- Combustíveis fósseis
- Energia nuclear
Combustíveis fósseis:
Esses tipos de energia elétrica de combustíveis fósseis, como gás natural, carvão mineral e petróleo são todos queimados para produzir a eletricidade nas termelétricas. acontece por meio da água aquecida, que se transformam em vapor e assim, faz com que as turbinas da usina girem.
As turbinas são ligadas a geradores que possuem um campo eletromagnético, e com esse processo a energia elétrica é produzida a partir desses combustíveis fósseis. Sendo assim, esse é um dos recursos finito, pois pode acabar logo em breve.
Por isso são feitos inúmeros acordos entre países, que garantam que todos eles sejam beneficiados por essa fonte finita.
De contra partida, os combustíveis fósseis é uma fonte de energia muito poluente, pois quando queimado, liberam bastante CO2 na atmosfera, aumentando assim, o efeito estufa, e consequentemente contribuem para o aquecimento global.
Energia nuclear:
O modelo de produção de energia nuclear, é quase idêntico, de como é produzida a termelétricas, também começa com o aquecimento da água, que se transforma em vapor, e este vapor, aciona os geradores de corrente elétrica.
Nesse processo com as usinas nucleares, o calor é gerado por meio da fissão do urânio, procedimento que acorre com reator nuclear.
Por aqui no Brasil, tem duas usinas nucleares em atividade. A Angra 1 e a Angra 2, com mais uma em construção a (Angra 3). Todas elas situadas no Rio de Janeiro.
O fator negativo, é que para a geração deste modelo de energia, são necessário componentes radioativos altamente perigosos, que são maléfico para o meio ambiente, pois são descartados muitos resíduo tóxico na geração.
Quais são os Tipos de Energias Alternativas?
Todas as fontes de energias alternativas, são aquelas que não geram muito impacto para o meio ambiente, sendo assim, as que emitem menos poluentes, pois é uma ótima opção para trocar pelas usinas termoelétricas, por exemplo: como as que geram energia pela queimada de combustíveis fósseis.
Entre os exemplos de fontes de energia alternativa, que são utilizadas para a produção de energia, a melhor alternativa é a energia hidrelétrica, (apesar dos impactos no meio ambiente para a construção dos reservatórios e as barragens, não é emitido o dióxido de carbono na atmosfera), e também com a energia solar, geotérmica, eólica e biocombustíveis.
Conclusão:
Um dos principais motivos para a energia alternativa existir, é para eliminar a emissão de gases nocivos responsáveis pelo efeito estufa, e assim, evitar o aquecimento global.
No entanto, as fontes de energia fósseis, são fontes finitas que, podem se esgotar num futuro próximo, por isso, se da a necessidade mundial para reduzir a dependência destes minerais, que são o petróleo, gás natural e do carvão mineral.